A LUME tem origem no estúdio de design dirigido pela arquiteta Selene Sanmartin em Porto Alegre. A partir do ano de 2004, junto a uma equipe multidisciplinar de técnicos e artesãos, o estúdio se dedica a pesquisa, projeto e produção de luminárias decorativas. As primeiras coleções são compostas por luminárias de mesa, inspiradas no trabalho de light designers como o alemão Ingo Maurer e o holandês Tord Boontje.
Os produtos LUME são peças escultóricas, que utilizam componentes eletrônicos para induzir baixa voltagem em estruturas minimalistas de aço inox e madeira. Pantalhas leves e intercambiáveis, ilustradas com fotografias de texturas e formas da natureza, definem as diferentes coleções temáticas, cada uma trazendo um conceito único. Madeiras nobres recicladas ou “madeiras de redescobrimento” e um esmerado trabalho de marcenaria estão presentes em todas as peças, valorizando a diversidade e a beleza das madeiras brasileiras.
Em 2008, uma nova série de peças entra para o catálogo da LUME. São grandes pendentes e luminárias de chão, que utilizam materiais leves e versáteis como o alumínio e o acrílico. Nas pantalhas, uma variedade de estampas permite harmonizar as luminárias com a decoração dos ambientes. Os produtos da LUME foram fabricados e comercializadas em lojas de decoração e iluminação em vários estados do Brasil até o ano de 2012. A partir desta data, o estúdio se dedica exclusivamente ao design de produtos, peças de mobiliário e luminárias, com foco no desenvolvimento de projetos que priorizam a utilização de materiais sustentáveis e processos de produção alinhados com os princípios da economia circular.